skip to main | skip to sidebar

Os melhores documentários de moda.

Virou moda fazer documentários sobre moda! Nos últimos anos, a vida de estilistas e jornalistas especializados ganhou uma nova visão graças a filmes que mostram como o cotidiano deles não é tão glamuroso como pensamos e as pressões do trabalho são maiores do que imaginamos. Aqui vai a lista dos melhores documentários sobre o assunto, para quem quer ficar ainda mais por dentro.




The September Issue: Anna Wintour, e sua equipe foram filmadas durante a execução da importante edição de setembro de 2007, a maior da história da Vogue. Sienna Miller, que foi a capa, o fotógrafo Mario Testino e vários estilistas importantes fazem participações especiais. Tire sua conclusão se ela é mesmo “o diabo vestindo Prada”.





The Day Before: exibido recentemente aqui no Brasil pelo GNT com o título de “Por trás dos Panos”, o documentário de Loïc Prigent mostra a tensão nas 48 horas antes dos desfiles de quatro marcas: Jean Paul Gaultier, Fendi, Proenza Schouler e Sonia Rykiel. Para quem achava que montar um desfile era fácil…





Valentino, o Último Imperador: em 2007, Valentino comemorou 45 anos de carreira com uma festa inesquecível em Roma e uma exposição retrospectiva de sua carreira. Logo depois, anunciou sua aposentadoria, quando a grife foi vendida a sua revelia. O filme mostra a relação com a equipe e o companheiro Giancarlo Giammetti, além de detalhes de sua glamurosa vida. O título não poderia ser melhor.







Lagerfeld Confidential: Karl Lagerfeld é uma das figuras mais enigmáticas da moda, mas surpreendentemente permitiu a filmagem de sua vida durante três anos! O filme desmistifica o kaiser e revela seu ritmo de vida frenético, se dividindo entre a criação para Chanel, Fendi, sua própria etiqueta, a fotografia de campanhas e suas coleções de livros. Ufa!





Marc Jacobs & Louis Vuitton: a grande estrela da moda mundial mostra aqui que sua vida não é nada fácil. Além de criar para duas marcas principais, sua rotina de viagens e a pressão para lançar coleções lindas e comercialmente viáveis é intensa. O diretor Loïc Prigent segue Marc em Nova York, Londres, Tóquio e Paris, enquanto ele preparava os desfiles de primavera/verão 2007 seus e da Louis Vuitton.




Signe Chanel: trabalhar com Karl Lagerfeld e executar uma coleção de alta-costura não é das tarefas mais fáceis como a gente percebe assistindo ao filme, também dirigido por Loïc. Do planejamento da coleção até as provas de roupas nas clientes milionárias, passando pelo desfile, todas as etapas da criação são mostradas aqui.





Yves Saint Laurent – His Life and Times: são dois DVDs que incluem a vida de um dos maiores estilistas do século XX, mostrada através de entrevistas e imagens da infância e juventude, e as etapas da última coleção do mestre. É interessante notar que o trabalho no ateliê era feito da forma mais tradicional possível, de um jeito que não se encaixa mais na moda contemporânea.

0 comentários: