skip to main | skip to sidebar

Coco Chanel antissemita?

Segundo a mais nova biografia não autorizada sobre a vida de Gabrielle Chanel, a designer que revolucionou o mundo seria uma espiã nazista. Segundo a editora Knopf, "Chanel era mais do que uma simples simpatizante e colaboradora dos nazistas. Era uma agente numerada que trabalhava para a Abwehr, a inteligência militar alemã"


Dormindo com o Inimigo - A Guerra Secreta de Coco Chanel é nome do livro que faz as acusações e conta detalhes do envolvimento da estilita com o partido nazista. Após uma pesquisa extensa em arquivos do Reino Unido, Alemanhã, França e EUA o pesquisador mostra as atividades realizadas por Chanel.


A biografia revela a origem do antissemitismo da estilista e como ela foi recrutada para a inteligência nazista. Além disso, explica como Coco Chanel utilizou sua posição de espiã para receber favores, como a libertação de seu sobrinho detido e a tentativa de se apropriar dos bens de sócios judeus de sua marca. O livro também mostra como ela conseguiu escapar da morte quando foi detida e posteriormente liberada em Paris, cidade na qual morreu, aos 71 anos, após nove anos de exílio na Suíça para recuperar sua reputação e reinventar a marca com a qual revolucionou o mundo da moda.

A pesar do grande bafáfá que já está em torno do livro é possível pegar as biografias mais detalhadas da Chanel como por exemplo "A Era Chanel" e ver alguns pontos de ligação entre a estilista e o nazismo.

O livro já está a venda na versão traduzida para o portugues.

0 comentários: