skip to main | skip to sidebar

Grife 284 está proibida de fazer imitações de bolsas da Hermés

A grife paulistana 284, lançou em 2010 uma bolsa chamada I’m Not The Original, que repruduz em moletom modelos consagrados de bolsas de grandes grifes, foi processada pela Hermès por produzir uma réplica do modelo Birkin.


A esquerda o modelo da Hermés, a direita o modelo em moletom da 284

A liminar, expedida na 24ª Vara Cível de São Paulo, impede a marca de produzir, importar, exportar, manter em depósito e comercializar sua versão da bolsa da Hermès. A multa pela comercialização do produto será de 10 mil reais por dia, limitada a um milhão de reais.

Segundo o texto do processo, “a bolsa modelo Birkin elaborada pela ré reconvinte é ícone do alto luxo, situação mantida não somente por seu prestígio, mas também pelo elevado preço e pela dificuldade de aquisição imediata. É um bem de consumo para poucas privilegiadas, que reflete um design criativo de sucesso e anos de investimento na divulgação da bolsa e em seu posicionamento estratégico de mercado. A autora reconvinda, sem nenhum esforço de originalidade, aufere rendimentos à custa do desempenho alheio, ao produzir bolsa idêntica à prestigiada Birkin”.


MINHA OPINIÃO!
Eu não acho errado essas cópias. Vemos copias no mundo inteiro. marcas grandes como Zara e H&M fazem isso o tempo inteiro, e a 284 fez o mesmo. Acho que o erro foi fazer uma cópia idêntica e ainda usar o nome da original como referência. A Alexander Wang da Zara era parecida, a PS1 da Forever 21 também… mas nenhuma era IGUAL. Esse tipo de bolsas inspiradas, juridicamente falando, não são falsificações. Ninguem pode chegar e falar "eu criei isso". Na moda não se pode chegar e dizer que tais são suas, porque ninguém sabe quem criou nada. Quem inventou a blusa, a calça, a bolsa… e as variações disso (tipo os modelos de bolsa da Hermès), se registradas, atrasariam o desenvolvimento da moda? Imagina se quem inventou a calça jeans não autorizasse uma empresa a produzir o mesmo? ...

Acho que deu pra entender...

0 comentários: